Busca Ativa Escolar leva 300 mil de volta às aulas, mas Brasil ainda tem quase 1 milhão de crianças fora da escola, aponta Unicef – Noticiário 24H
Uma iniciativa coordenada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) conseguiu identificar e trazer de volta às salas de aula mais de 300 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de abandono entre 2017 e 2025. Contudo, um novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (28) revela a outra face do desafio educacional brasileiro: quase 1 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória ainda permanecem excluídos do sistema de ensino.
Os dados são da estratégia Busca Ativa Escolar, uma parceria do Unicef com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que apoia estados e municípios no combate à evasão. A ferramenta, que combina metodologia social e tecnologia, permite que gestores identifiquem quem são essas crianças, por que estão fora da escola e promovam uma ação integrada entre educação, saúde e assistência social para garantir seu retorno.
“A exclusão escolar é um desafio multifatorial, e a resposta a ela também precisa ser. Com a Busca Ativa Escolar, gestores e equipes têm acesso a dados e conseguem promover uma atuação intersetorial”, explica Mônica Dias Pinto, Chefe de Educação do Unicef no Brasil. Mais de 2 mil municípios e 21 estados já aderiram à iniciativa.
O Retrato da Desigualdade
Apesar do sucesso do programa, os dados da PNAD Contínua 2024, compilados no relatório, mostram que 993 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos (faixa de ensino obrigatório) não frequentam a escola no Brasil. O perfil da exclusão revela profundas desigualdades:
- Gênero e Raça: Meninos são a maioria (55%), e 67% do total de excluídos são crianças pretas, pardas ou indígenas.
- Idade: O maior índice de abandono está entre os adolescentes de 15 a 17 anos, com 440 mil jovens fora da escola no momento em que deveriam concluir a educação básica.
- Renda: A pobreza é um fator determinante. Quase 400 mil dos excluídos pertencem às famílias 20% mais pobres do país.
O Desafio das Creches
O relatório também acende um alerta para a primeira infância. Embora não seja obrigatória, a creche é um direito fundamental. Atualmente, quase 7 milhões de crianças de 0 a 3 anos (60% do total) estão fora dessas instituições. Para cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil precisaria criar 1,2 milhão de novas vagas.
A eficácia da Busca Ativa Escolar foi validada pelos próprios gestores públicos. Em pesquisa, mais de 70% dos municípios participantes reconheceram que a estratégia ajuda a identificar crianças em situação de vulnerabilidade e a enfrentar as causas da exclusão de forma mais ágil e assertiva.