Fenômeno do Xadrez: Menina de 10 anos se torna a Mestre Internacional mais jovem da história – Noticiário 24H

O mundo do xadrez está em êxtase com o surgimento de um talento geracional. Bodhana Sivanandan, uma menina de apenas 10 anos de idade, de Londres, quebrou recordes e fez história ao se tornar a mais jovem enxadrista a conquistar o título de Mestre Internacional Feminina (WIM, na sigla em inglês).

O feito extraordinário foi alcançado durante o Campeonato Britânico de Xadrez de 2025, realizado no início de agosto. Mas as conquistas de Bodhana não pararam por aí. Durante o mesmo torneio, ela também se tornou a jogadora mais jovem da história a derrotar um Grande Mestre (GM) em uma partida clássica, um marco que a coloca em um patamar de prodígio raramente visto no esporte.

O título de Mestre Internacional é uma das mais altas honrarias no xadrez, concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) a jogadores que atingem um altíssimo nível de performance e rating. Alcançá-lo aos 10 anos é algo sem precedentes e sinaliza um potencial imenso para o futuro da jovem atleta.

A vitória sobre um Grande Mestre, o mais alto título que um enxadrista pode alcançar, é ainda mais impressionante. Demonstra não apenas o conhecimento teórico de Bodhana, mas também sua maturidade, calma e capacidade de competir sob pressão contra os jogadores mais experientes e habilidosos do mundo.

A ascensão de Bodhana Sivanandan já está sendo comparada à de outros grandes prodígios da história do xadrez, e sua jornada inspira uma nova geração de jovens jogadores em todo o mundo. Seu nome, que antes era uma promessa nos círculos de xadrez juvenis, agora é uma realidade no cenário de elite internacional. O mundo do xadrez aguarda, com grande expectativa, os próximos capítulos da carreira desta pequena gigante do tabuleiro.