Atração Exótica: Casal de Lêmures, Inspirados em ‘Madagascar’, Chega ao Zoológico de Brasília – Noticiário 24H

O Zoológico de Brasília acaba de ganhar dois novos moradores que prometem encantar os visitantes: um casal de lêmures-de-cauda-anelada, batizados de Julien e Pandora. Os animais, da mesma espécie que inspirou o famoso Rei Julien da animação “Madagascar”, já podem ser visitados em seu novo recinto definitivo desde terça-feira (13).

Julien e Pandora chegaram à capital federal em 24 de abril, transferidos do Zoológico de Itatiba, em São Paulo. Após um período de 49 dias em isolamento para adaptação, o casal foi apresentado ao público nesta semana. O recinto dos lêmures foi especialmente preparado com vegetação, galhos e cordas, oferecendo um ambiente que simula seu habitat natural e permite que eles se movimentem livremente.

A espécie lêmure-de-cauda-anelada é classificada como ameaçada de extinção, sendo os esforços de reprodução em cativeiro cruciais para a sua preservação. Enquanto estavam no zoológico paulista, Julien e Pandora tiveram seis filhotes. No entanto, devido a uma gestação de risco, Pandora precisou passar por um procedimento de castração. A expectativa do Zoológico de Brasília é receber em breve outra fêmea para que possa se reproduzir com Julien e contribuir para a conservação da espécie.

Sobre os Lêmures-de-cauda-anelada

Originários exclusivamente da Ilha de Madagascar, na costa leste da África, existem 19 espécies de lêmures. O lêmure-de-cauda-anelada é o mais comum em zoológicos ao redor do mundo, com cerca de dois mil indivíduos vivendo em cativeiro.

Esses animais possuem hábitos diurnos e vivem em grupos familiares que podem chegar a 30 indivíduos. Sua alimentação é predominantemente herbívora, e no Zoológico de Brasília, Julien e Pandora são nutridos com uma dieta balanceada de frutas, folhas, legumes e insetos.

Os visitantes do Zoológico de Brasília agora têm a oportunidade de conhecer de perto esses animais fascinantes e aprender mais sobre a importância da conservação de espécies ameaçadas.