Bebê nasce de embrião congelado há 30 anos nos EUA, em novo recorde mundial – Noticiário 24H

Um casal de Ohio, nos Estados Unidos, realizou o sonho de ter um filho de uma maneira que, segundo eles, “parecia algo saído de um filme de ficção científica”. Lindsey e Tim Pierce deram as boas-vindas ao pequeno Thaddeus, um bebê que nasceu a partir de um embrião que permaneceu congelado por mais de 30 anos, estabelecendo o que se acredita ser um novo recorde mundial.

O embrião que deu origem a Thaddeus foi criado por meio de fertilização in vitro em 1994 para outro casal, Linda Archerd e seu então marido. Na época, eles utilizaram um dos quatro embriões gerados, que resultou no nascimento de sua filha, hoje com 30 anos. Os três embriões restantes foram mantidos criopreservados desde então.

Durante três décadas, mesmo após se separar, Linda Archerd continuou pagando anualmente pela armazenagem, pois não desejava destruir os embriões nem doá-los anonimamente para pesquisa. Sua esperança era encontrar uma família através de uma “adoção aberta”, permitindo que a criança gerada pudesse ter uma relação com sua irmã biológica.

A busca terminou quando ela encontrou a agência cristã de adoção de embriões Nightlight Christian Adoptions. Através do programa, que permite aos doadores escolherem os destinatários com base em critérios como religião e nacionalidade, ela selecionou Lindsey e Tim Pierce, que tentavam ter um filho há sete anos.

“Nós não estávamos tentando quebrar recordes”, disse a mãe, Lindsey Pierce, à revista MIT Technology Review. “Nós só queríamos ter um bebê.”

O procedimento de transferência foi realizado na clínica Rejoice Fertility, no Tennessee. Thaddeus nasceu saudável no último sábado (26). A doadora, Linda, disse que ainda não conheceu o bebê pessoalmente, mas já vê semelhanças com sua filha de 30 anos, que é irmã genética de Thaddeus.

Este caso supera o recorde anterior, de 2022, quando gêmeos nasceram de embriões congelados por 29 anos. A história de Thaddeus não é apenas um marco para a ciência da reprodução assistida, mas também um testemunho da perseverança de duas famílias conectadas através do tempo.