Rejeição à legalização do aborto cresce e atinge 75% dos brasileiros, aponta pesquisa Ipsos-Ipec – Noticiário 24H

Três em cada quatro brasileiros se posicionam contra a legalização do aborto no país. É o que revela uma nova pesquisa do Índice de Conservadorismo Brasileiro, realizada pelo Ipsos-Ipec e divulgada nesta segunda-feira (28). De acordo com o levantamento, 75% da população rejeita a pauta.

Em contrapartida, apenas 16% dos entrevistados se declararam a favor da descriminalização, enquanto 6% afirmaram não ser nem contra, nem a favor. Outros 1% não souberam ou não quiseram responder.

Os dados mostram um enrijecimento da opinião pública sobre o tema em comparação com o último levantamento, realizado em 2023. Naquele ano, o índice de rejeição era de 73%, indicando um crescimento de 2 pontos percentuais na oposição à pauta.

Na mesma medida, o apoio à legalização também recuou. Em 2023, 18% dos brasileiros eram favoráveis à mudança na legislação, um número que caiu para os atuais 16%, também uma variação de 2 pontos percentuais.

Para a realização da pesquisa, o Ipsos-Ipec entrevistou 2.000 pessoas em todo o Brasil entre os dias 3 e 8 de julho de 2025. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.