Virada épica, ouro inédito em 62 anos: Brasil choca os EUA e é campeão do basquete masculino no Universídade – Noticiário 24H

Em uma das mais espetaculares reações da história do esporte universitário, a Seleção Brasileira de basquete masculino conquistou um ouro com sabor de epopeia na tarde deste sábado (26) nos Jogos Mundiais Universitários de Rhine-Ruhr 2025, na Alemanha. O título, que não vinha há 62 anos, foi selado com uma virada inacreditável sobre os Estados Unidos, tirando uma desvantagem de 26 pontos para vencer na prorrogação por 94 a 88.

O que parecia ser uma derrota acachapante se transformou em um roteiro de filme. Dominado durante grande parte do jogo, o Brasil viu os norte-americanos abrirem uma vantagem que parecia insuperável. Contudo, com uma defesa agressiva e um ataque incisivo no último quarto, a equipe brasileira, em uma demonstração de resiliência e força mental, conseguiu buscar o empate e forçar o tempo extra.

Na prorrogação, o momento psicológico era todo brasileiro. Mais inteira e confiante, a seleção dominou os cinco minutos adicionais para sacramentar a vitória e soltar o grito de “é campeão”, que estava entalado na garganta desde 1963.

O grande herói da partida foi o armador Adyel, que comandou a reação com uma atuação de gala, sendo o cestinha com 25 pontos, além de contribuir com quatro assistências e quatro roubadas de bola. A ele se juntaram Reynan, com 18 pontos, e Zu Júnior, com 16, em uma performance coletiva memorável.

A campanha até o ouro foi impecável e invicta. O Brasil superou Filipinas, Polônia e República Tcheca na fase de grupos. No mata-mata, passou pela Coreia do Sul nas quartas, pela anfitriã Alemanha em uma semifinal polêmica e, por fim, destronou os Estados Unidos na grande final para reescrever a história.