Vitamina D: exposição ao sol na medida certa é essencial para saúde dos ossos, imunidade e metabolismo – Noticiário 24H

A vitamina D exerce um papel vital no funcionamento do corpo humano. Essencial para a absorção de cálcio, ela influencia diretamente a saúde dos ossos, o crescimento, o sistema imunológico, a força muscular e até o metabolismo. Além disso, há evidências de sua relação com a saúde cardiovascular e o sistema nervoso central.

Sol é a principal fonte — mas com cuidados

A forma mais eficaz de obtenção da vitamina D ocorre por meio da exposição ao sol. A vitamina D3 é produzida na epiderme por ação dos raios ultravioleta do tipo B (UVB), especialmente no horário entre 10h e 16h. No entanto, é preciso equilíbrio.

“O surgimento de doenças de pele tem aumentado devido à falta de proteção solar. O envelhecimento cutâneo e o risco de câncer de pele estão diretamente ligados à exposição excessiva ao sol”, explica Larissa Santana Silva, dermatologista e professora de Medicina da Unime.

Acompanhamento médico é fundamental

A deficiência de vitamina D é considerada um problema de saúde pública. O monitoramento regular dos níveis da vitamina deve fazer parte dos exames de rotina, principalmente em períodos com pouca exposição solar ou mudanças no estilo de vida.

A dermatologista destaca que muitos fatores contribuem para a deficiência, como o tempo em ambientes fechados, o uso contínuo de protetor solar e as campanhas que incentivam a redução da exposição ao sol — o que, embora necessário, pode inibir a produção da vitamina.

Sintomas de carência e riscos

A falta de vitamina D pode desencadear:

  • Fadiga constante
  • Indisposição e fraqueza muscular
  • Alterações ósseas e maior risco de osteoporose
  • Problemas inflamatórios

Alimentos como peixes oleosos e gema de ovo contribuem, mas representam apenas cerca de 20% da reposição necessária.

Suplementação só com prescrição

A suplementação deve ser feita com orientação médica e após exame de sangue que analisa os níveis de 25 OH D3 a forma da vitamina D que já passou pelo fígado. Cada organismo tem uma necessidade diferente, e o excesso pode ser prejudicial.

Riscos do excesso

Quando ingerida em excesso, especialmente por suplementação indevida, a vitamina D pode causar hipervitaminose, cujos sintomas incluem:

  • Náuseas e desidratação
  • Fraqueza muscular
  • Perda de apetite e confusão mental